top of page

Museu do PET Facom

Os arquivos desta área foram retirados de antigas plataformas do grupo.

A semana começou agitada na UFJF. O grupo do Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Comunicação Social (PET FACOM) organizou o terceiro ComPesq, Seminário de Pesquisa em Comunicação. Ao longo do dia houve grande presença de alunos de graduação na mostra de painéis com pesquisas de diversas faculdades, e nas oficinas de pesquisa em Jornalismo; Cultura e Identidades; Estética e Pesquisa em Rádio TV e Internet.

O evento foi finalizado com uma mesa redonda sobre os limites da pesquisa em Comunicação Social hoje, com a presença dos professores Alessandra Souza Melett Brum, sobre a interface entre Comunicação e Cinema; o professor Fernando Fábio Fiorese Furtado, que trabalha as relações entre Comunicação e Literatura; o professor do PPGCom da UFJF, Álvaro João Magalhães de Queiroz nas relações da Comunicação com a Semiótica além da presença do professor Diogo Tourino de Sousa, Universidade Federal de Viçosa e  que trabalha a interface entre Comunicação e Sociologia. A mesa foi mediada pelo professor Francisco José Paoliello Pimenta, tutor do grupo PET Facom.

Leia mais

Os bolsistas do PET Facom vão apresentar suas pesquisas no Intercom Sudeste 2012, a ser realizado entre 28 e 30 de junho em Outro Preto (MG). Ao todo serão apresentados 10 artigos produzidos pelos petianos, contribuindo para o aumento da participação da Faculdade de Comunicação da UFJF no evento.

O Programa de Educação Tutorial permite que os participantes desenvolvam pesquisas sobre diferentes temas sob a orientação de um professor convidado. Sendo assim, os petianos apresentam trabalhos com temas diversos como, por exemplo, a Análise do cinema trash a partir dos conceitos de estilo, estética e gênero cinematográfico; Traços da estética camp no filme “Tudo sobre minha mãe”, do diretor espanhol Pedro Almodóvar e também Jornalismo de qualidade e ética profissional analisados através da obra “Abusado” de Caco Barcellos.

Para a bolsista Ingrid Hannah, o desenvolvimento das atividades do programa estimula a produção de trabalhos de qualidade a serem apresentados em congressos como o Intercom “O PET Facom é essencial para o desenvolvimento da pesquisa em Comunicação na UFJF. Seu modelo de trabalho articula e incentiva a produção de artigos, o aprofundamento de conteúdos através dos módulos de ensino, a relação entre teoria e prática através de suas atividades de extensão”.

As expectativas do tutor Francisco Pimenta para as apresentações do grupo PET Facom no congresso são as melhores possíveis “Dos petianos, em qualquer congresso ou situação, em sempre espero o melhor. Considero que o programa oferece as melhores condições possíveis na atual configuração das universidades federais para uma formação qualificada em cursos de graduação”.

Leia mais

Criado em 1992, o grupo PET da Faculdade de Comunicação Social da UFJF comemora seus 20 anos. Com trabalhos de qualidade nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, o PET Facom se iniciou sob a tutela da Professora Elizabeth Rondelli, que deixou a tutoria do grupo com a professora Laura Faria Pinto após se transferir para a UFRJ. Além das duas, o professor Paulo Roberto Figueira também já trabalhou na tutoria do PET Facom, atualmente sob responsabilidade do professor Francisco Pimenta.

Em toda a sua história, o PET Facom contou com membros que desenvolvem pesquisas de referência no campo da Comunicação além de ter alguns de seus egressos no corpo de professores da Faculdade de Comunicação ou mesmo como colaboradores do grupo.

Membro do PET Facom a 3 anos e meio, Cícero Villela vê no programa uma oportunidade única para uma formação de qualidade “Profissionalmente, mesmo eu ainda tendo uma longa jornada pela frente, posso falar que o PET me preparou para a vida acadêmica de uma forma que nenhum outro projeto me prepararia pelo nível de exigência que há internamente  e pela qualidade dos trabalhos” conta.

Atualmente com 12 bolsistas e seis colaboradores no semestre, a educação tutorial promove uma formação que estimula o contato com a sociedade através dos projetos de extensão, uma rica troca de experiências com os colaboradores nos módulos de ensino e o desenvolvendo de pesquisas na área.

Tutor do programa desde 2000, Francisco Pimenta acredita que o programa fornece as melhores configurações possíveis para a atual configuração de ensino das universidades federais “o programa, a meu ver, consegue criar um ambiente bastante favorável para as atividades de pesquisa e de produção científica, em articulação com o que se obtém nos módulos de ensino, e por meio dos intercâmbios que acontecem com os demais bolsistas, com graduandos que frequentam as atividades do programa, professores colaboradores, orientadores e o com o tutor”.

Leia mais

Contato Comissão Interpetget:  petgetufjf@gmail.com

©2018 by Educação Tutorial ufjf. Proudly created with Wix.com

bottom of page