ESCADÃO - DUAS CIDADES
- interpetget
- 4 de out. de 2018
- 2 min de leitura
O GET ARQUITETURA E URBANISMO está retomando as atividades do antigo "Quinta às 5", que agora é “Sempre às 5” já que agora o evento ocorrerá em diferentes dias da semana, mas sempre no mesmo horário (17h), na intenção de promover a exposição de projetos do grupo, bem como sessões de cinema, leitura de textos e debates sobre os mais diversos temas.
O primeiro SEMPRE ÀS 5 aconteceu terça-feira, dia 02 de Outubro, às 17h, no saguão do galpão da faculdade de Arquitetura e Urbanismo e apresentou um projeto realizado pelo grupo sobre o escadão da engenharia.

Um pouco sobre o projeto
O campus da UFJF possui várias circulações verticais para acessos de pedestres, uma das mais utilizadas é o “escadão da engenharia”, que recebe grande fluxo de alunos diariamente, principalmente nos horários de funcionamento do RU. Apesar disso, esse percurso apresenta uma série de espaços residuais, além de receber manutenção insuficiente e inadequada. Para ilustrar o problema o grupo explorou várias ferramentas e plataformas para explanar de formas técnica, lúdica e poética com intenção de empatizar os usuários do local e toda a comunidade a lançarem um olhar sobre o espaço.
NÃO TINHA LUZ NO ESCADÃO
Eu desço o escadão
Pensando na solução
Uma luz, uma segurança ou apenas um corrimão
E por aí começa a minha viagem
Mas será que o que eu penso geral também acha verdade?
São tantas coisas mal gastas
Funcionalismo público
Até eu me perdi na hipocrisia desse ato lúdico
Uma aula que é sempre mal dada, um dinheiro jogado fora
Enquanto eu ignoro ela, sei que ela também me ignora
Isso tudo é uma questão que me faz sentir culpada
Por não prestar atenção
Por não estar prendendo nada
Mas no fundo eu sei que tudo faz parte desse sistema
Que eu acho que ele que cria
E ele diz que eu sou o problema
Se eu penso, eu logo existo e minha existência te incomoda
Pensar é minha resistência
E eu resistir te apavora
É má gestão, golpe, reitor, presidente, país
Tá tudo acontecendo do jeito que você, sistema, sempre quis
Eu vou parando por aqui
Minha folha ta acabando
Mas na minha cabeça a ideia continua girando
Eu tenho fé que a resistência vai gerar a solução
Tudo isso porque não tinha luz no escadão
- Natália Souza
Toda problemática e falta de olhar sobre o tema fica evidente durante o percurso e, através das entrevistas que geraram o curta-metragem sobre o tema. Para além das deficiências, o percurso apresenta muitas potencialidades, que serão exploradas aqui nas propostas de sse projeto. Gerar espaços que possam ser usados para permanência, convivência e contemplação, além da requalificação geral do percurso do portão norte até o RU é o foco para garantir a resolução de problemas como segurança do espaço, segurança pessoal, infraestrutura e lazer.
Esperamos que como facilitadores de um olhar sobre as potencialidades em espaços residuais possamos atingir e mobilizar esses olhares e o interesse por realizarmos tais projetos.
Comentarios