top of page

Processo de avaliação interna do grupo PET Civil UFJF

A dinâmica de funcionamento de um grupo de educação tutorial depende de forma direta do desempenho de cada integrante. Nesse sentido, percebeu-se a importância do desenvolvimento de um sistema de avaliação dos integrantes e das atividades realizadas pelo grupo PET Civil da Universidade Federal de Juiz de Fora. Além de avaliar de modo coletivo as atividades desenvolvidas, esse sistema foi elaborado com o objetivo de conscientizar os petianos sobre seu desempenho individual no grupo, e, dessa forma, fazer com que os pontos negativos fossem revistos para se alcançar melhorias que beneficiassem todo os integrantes e os pontos positivos fossem ressaltados para valorização de cada função dentro do grupo.

É comum haver problemas internos por motivos diversos, como dificuldades na graduação, ou até mesmo características pessoais. A avaliação do grupo atua buscando minimizar esses problemas internos individuais e coletivos, contando com a compreensão dos integrantes para aceitação dos resultados.

A avaliação é dividida em 4 etapas: preenchimento de formulários, análise de dados, relatórios individualizados e reunião de discussão. Na primeira etapa, os petianos e o tutor são responsáveis por preencher formulários com as informações que se desejam avaliar, sendo elas de caráter individual e coletivo.

As questões do processo avaliativo de caráter individual são feitas questões qualitativas e quantitativas a respeito de cada petiano. Quesitos como criatividade, iniciativa, responsabilidade, pontualidade, participação, produtividade, relacionamento interpessoal, resiliência, autoconfiança, motivação, liderança e maturidade, são pontuados numa escala de 0 a 5. Além disso, de maneira mais direcionada, na avaliação qualitativa são abordados os pontos positivos e negativos de cada indivíduo. Na parte quantitativa, de avaliação dos quesitos acima mencionados, são feitas médias, que então são comparados com uma média no grupo no mesmo quesito. Dessa forma, o petiano consegue avaliar de forma mais exata seu desempenho perante o resto do grupo. Já a avaliação coletiva tem por objetivo planejar melhor as ações do grupo, e todas as questões são de caráter qualitativo. Os temas abordados são: visibilidade perante a comunidade acadêmica, qualidade das atividades desenvolvidas e relacionamento interno.

As avaliações discutidas em grupo foram efetivas quanto a sua finalidade principal: melhoria do grupo. Objetivos como conscientização dos petianos sobre seu desempenho individual e envolvimento entre os membros foram atingidos. Essa melhora no comportamento foi possível ao cumprir as 4 etapas da avaliação, a partir do reconhecimento de falhas e de pontos fortes, que são normais a qualquer ser humano e, consequentemente, refletidas no grupo. Além disso, com as avaliações das atividades, houve um fortalecimento do grupo como um todo. O pensamento crítico foi estimulado em cada petiano ao receber suas críticas e fundamentar uma opinião para expor ao grupo no momento de discussão e, deste modo, conseguisse melhorar não só sua atuação no grupo, mas também as atividades desenvolvidas pelo programa e motivar as novas atividades que podem ser desenvolvidas. Partindo do ponto que o grupo só consegue expandir sua política no universo acadêmico quando sua política interna é forte, a avaliação consegue desempenhar um excelente papel, estimulando uma responsabilidade ao fazer as avaliações dos membros e das atividades com sinceridade e, principalmente, ao se auto avaliar constantemente.


Exemplo simulado de avaliação individual quantitativa.


Comentarios


Contato Comissão Interpetget:  petgetufjf@gmail.com

©2018 by Educação Tutorial ufjf. Proudly created with Wix.com

bottom of page