O PET-FAEFID NO INSTITUTO JESUS – ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
- interpetget
- 22 de ago. de 2018
- 3 min de leitura
O Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (PET-FAEFID/UFJF) desenvolve desde 2013 o projeto de extensão intitulado “Ensino de Lutas para a Cidadania (ELC)” que tem como concepção pedagógica o ensino do Judô baseado em valores para o desenvolvimento humano. O projeto em pauta ocorre no Instituto Jesus (IJ), uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos que atende 60 meninos e meninas, com idade entre seis e treze anos, de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social na cidade de Juiz de Fora. Todos os beneficiados por esse projeto são alunos(as) de escolas públicas e participam do projeto no contraturno escolar. O ELC tem por finalidade apresentar aos/as praticantes o conhecimento histórico do judô, os fundamentos e técnicas associados aos valores do esporte para a formação da cidadania. Desde a sua criação, foram realizados três Exames de Faixa que promovem os meninos(as) a novos níveis de aprendizagem no esporte, isso significa que este projeto já graduou mais de 30 participantes.

Petianos e alunos do projeto no Exame de Faixa no Instituto Jesus em 2017 (Foto: Zhekha Amorim)
Além da atividade de extensão universitária e o ensino do judô, o ELC possibilita ao grupo PET-FAEFID a realização de trabalhos de pesquisa. Os trabalhos realizados pelo grupo abrangem pesquisas quantitativas como “PERFIL ANTROPOMÉTRICO DOS PARTICIPANTES DO ENSINO DE LUTAS PARA A CIDADANIA” trabalho apresentado no XXII ENAPET de Brasília em 2017 e trabalhos mais qualitativos como “O ENSINO DO JUDÔ E O EXAME DE FAIXA NA REPRESENTAÇÃO DE CRIANÇAS EM VULNERABILIDADE SOCIAL” trabalho apresentado no XVIII Sudeste PET realizado em Jaboticabal em 2018. O ELC já realizou também uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso que analisou as “Representações do judô no projeto “Ensino de Lutas para a Cidadania” e concluiu que os valores do judô e aqueles como amizade, respeito e solidariedade envolvidos na proposta do projeto estão subjetivados no cotidiano das aulas dos meninos e em suas condutas sobre o esporte.
É um projeto de muita relevância para o grupo PET-FAEFID pois possibilita a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Em abril de 2018 o Globo Esporte publicou uma matéria sobre o projeto ELC, intitulada como “Do tatame para casa: judô ensina lições a irmãos gêmeos em Juiz de Fora” na qual retrata a realidade dos gêmeos Michael e Manoel, de 12 anos, que participam juntos das atividades do projeto e são considerados como exemplos do impacto do esporte no desenvolvimento de crianças. Os discursos dos familiares e profissionais envolvidos com os meninos relatam a transformação que o judô proporcionou na vida deles, abrangendo questões como a mudança de comportamento e a aquisição de bons hábitos como ajudar nas tarefas domésticas de arrumar o próprio quarto e organizar o guarda-roupa.
Gêmeos Manoel (esq) e Michael (dir) no Exame de Faixa realizado em 2017 (Foto: Zhekha Amorim)
LEMOS, Raphael. Do tatame para casa: judô ensina lições a irmãos gêmeos em Juiz de Fora. Disponível em: <https://globoesporte.globo.com/mg/zona-da-mata-centro-oeste/noticia/do-tatame-para-casa-judo-ensina-licoes-a-irmaos-gemeos-em-juiz-de-fora.ghtml> Acesso em 22 de agosto de 2018.
No dia 14 de agosto de 2018 o grupo PET-FAEFID iniciou um novo trabalho no IJ e com isso expandirá a atuação do grupo na Instituição. O ELC ensina valores através do judô e foi o pontapé inicial para a iniciativa do projeto de Futsal, elaborado pelos petianos(as). O novo projeto contribuirá de forma ímpar para a formação dos meninos e meninas participantes, mas não será apenas sob o ensino técnico da modalidade esportiva, os participantes aprenderão mais sobre o trabalho em grupo, respeito às regras, a diversidade e os valores para o convívio social. Assim como as aulas de judô, o projeto de Futsal ocorrerá sob a perspectiva de aulas coeducativas, ou seja, atenderá os meninos e as meninas nas atividades na mesma turma. A intenção é de desmistificar uma forte visão da aptidão física, ainda ligada aos esportes e desconstruir padrões de gênero enraizados socialmente, e com isso construir uma nova abordagem do esporte desde a infância na qual todos comungam das mesmas possibilidades.

Petianos(as) e alunos(as) no primeiro dia do Projeto de Futsal no Instituto Jesus em 2018 (Foto: PET-FAEFID)
Um grande exemplo na Educação Tutorial o PET-FAEFID! Orgulho e gratidão deste grupo! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Muito orgulho PET-FAEFID!!