PET Elétrica - LinusBot - A Competição
- interpetget
- 20 de set. de 2018
- 2 min de leitura
O Programa de Educação Tutorial da Engenharia Elétrica, representando todas as cinco habilitações (Automação Industrial e Robótica, Energia, Sistemas de Potência, Sistemas Eletrônicos, Telecomunicações) desenvolve desde 2013 o projeto chamado LinusBot, pautado nos cernes do programa que são ensino, pesquisa e extensão. Um dos motivos da criação deste foi uma tentativa de resolver um problema que acomete a todos os novos estudantes de Engenharia Elétrica: o desestímulo com o curso. Tal contratempo provém principalmente da falta de prática na engenharia em si nos primeiros períodos, já que no início eles estudam somente as bases de tudo matemática, física e química, com a aplicação de tudo isso vindo bem mais para frente.
Nesse sentido, para além de animar mais os alunos, mas os ensinarem conhecimentos que a convivência só na sala de aula não proveria já no primeiro período, como o básico de linguagem de programação, componentes eletrônicos, microcontroladores. Porém, só a ministração do conteúdo não seria bom o bastante sem uma prática aplicando tudo, que no caso foi um robô simples, um carro seguidor de linha, o LinusBot. Entretanto, devido à impraticabilidade de cada aluno de cada montar um carro sozinho, eles são divididos em equipes a fim de realizar isso, e, no fim de tudo, competirem entre si no grande dia.

Porém, começando no início do projeto em cada período, os membros do PET Elétrica participando no Linus na época, se dividem nas aulas de introdução dos novos alunos, e além de falar sobre o projeto em si, explicam sobre o que é o Programa de Educação Tutorial e dos outros projetos do grupo. Depois disso, os interessados se inscrevem e, logo, as aulas se iniciam, estas são divididas em seis módulos, cada um dado em uma semana (Introdução ao Arduíno; PWM; Aplicação do PWM no uso de Motores DC; Uso Sensor de Refletância para localização do robô; Controle; Sensor Ultrassônico para localização de obstáculos). Para facilitar o aprendizado do conteúdo, é usado uma metodologia ativa, ensino baseado no desenvolvimento de projetos, em cada lição.
Após esse período, os estudantes são divididos em equipes, e, então, se inicia a fase da montagem, em que eles juntam tudo que aprenderam para montar e programar os robôs. Os carros são construídos na sala do PET Elétrica, onde todos têm acesso aos petianos para sanar dúvidas, ou resolver algum problema.
Por fim, chega o dia da Competição, o dia em que os alunos vão por a prova seus robôs em uma corrida para decidir qual equipe vai levar os prêmios do primeiro lugar. Geralmente, a data desta fica no penúltimo mês do período letivo, com uma duração de 2 horas, e com um público de mais de cem pessoas a cada edição.

Comments