PET Psicologia - Eventos
- interpetget
- 15 de ago. de 2018
- 2 min de leitura
O PET tem como sua principal diretriz a execução da tríade pesquisa, ensino e extensão, tendo como progressão e desenvolvimento essas vertentes que definem as universidades federais no Brasil. O programa se implementa na dinamização da graduação dos petianos através das atividades baseadas na tríade e, conjunto, o repasse dessa qualificação à comunidade. É importante ressaltar que o projeto se baseia com um olhar adiante para melhorias dessas atuações e, ao mesmo tempo, a valorização dos esforços feitos por gestões anteriores. O PET-Psicologia, priorizando a tríade e a interdisciplinaridade, elaborou diversos projetos durante o último ano em que alguns serão apresentados e descritos adiante.
Um evento de exposição foi feito com o tema "Mulheres na Psicologia" - inspirado no trabalho do PET-Psicologia da Universidade Federal do Paraná - que teve como proposta homenagear e dar maior visibilidade a mulheres que contribuíram substancialmente para a Psicologia e foram apagadas e esquecidas da nossa história. A exposição aconteceu no Bloco D do Instituto de Ciências Humana da UFJF, nos dias 21, 22 e 23 de maio.

Estratégias de Aprendizagem (EA) são processos conscientes controlados pelos estudantes, a fim de atingirem objetivos de aprendizagem, bem como qualquer procedimento adotado para realização de uma tarefa acadêmica (Boruchovitch, 2015). A aprendizagem autorregulada é um processo proativo utilizado pelo estudante para adquirir aprendizagem, estabelecer objetivos, selecionar e aplicar estratégias, além de automonitorar a efetividade dos seus processos mentais. Nesse sentido, o ensino de EA possibilita o desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem e como consequente a potencialização do desempenho acadêmico dos estudantes. Diante disso, o PET- Psicologia implementou, no ano de 2017, a pesquisa intitulada Promoção de Estratégias de Aprendizagem em Graduandos de um Curso de Psicologia. O objetivo da pesquisa com intervenção é avaliar os efeitos de um programa voltado para o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem em uma amostra de estudantes do curso de graduação em Psicologia.

A discrepância da morbimortabilidade e expectativa de vida demonstram maior vulnerabilidade dos homens no cuidado em saúde. Segundo a literatura, a participação masculina nos serviços primários de saúde é negligente e agrava-se devido á variáveis socioculturais como estereótipos de gênero. Visto isso realizou-se um trabalho de conscientização com respeito à importância da prevenção na saúde do homem e quebra de estereótipos. A intervenção ocorreu via abordagens individuais dialogadas e exposições coletivas sobre o tema em duas Unidades Básica de Sáude (UBS) e duas empresas de Juiz de Fora, seguido da entrega de folder informativo.

Parabéns PET Psicologia!! Show de bola!!
Muito massa!